Good Steel: Distribuidor autorizado de produtos Saint Gobain
julho 14, 2023Tampão de ferro fundido: pontos importantes podem fazer a diferença na hora da compra
agosto 15, 2023Oswaldo nasceu no dia 5 de agosto de 1872 – data que celebra o Dia Nacional da Saúde – em São Paulo. Aos 15 anos, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. O seu interesse pela microbiologia chamou a atenção e o levou a montar um pequeno laboratório no porão de sua casa. Anos depois, em 1896, especializou-se em Bacteriologia no Instituto Pasteur de Paris, que, na época, reunia grandes nomes da ciência.
Ao voltar da Europa, Oswaldo Cruz encontrou o Porto de Santos assolado pela epidemia de peste bubônica, e logo se engajou no combate à doença. Para fabricar o soro antipestoso foi criado, em 25 de maio de 1900, o Instituto Soroterápico Federal, instalado na antiga Fazenda de Manguinhos, um embrião do que hoje é a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Em 1903, foi nomeado diretor geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Utilizando o Instituto Soroterápico Federal como base de apoio técnico-científico, trabalhou com afinco em diversas campanhas de saneamento e implantou medidas sanitárias com brigadas que percorreram áreas urbanas para eliminar focos de insetos.
Em 1907, no XIV Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, o médico recebeu a medalha de ouro pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro. Oswaldo Cruz ainda reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os
órgãos de saúde e higiene do país.
Em 1909, deixou a Diretoria Geral de Saúde Pública, passando a se dedicar apenas ao Instituto de Manguinhos, que fora rebatizado com o seu nome. O Instituto lançou importantes expedições científicas que possibilitaram a ocupação do interior do país.
Em 1913, ele foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras e, em 1915, afastou-se do Instituto Oswaldo Cruz por motivos de saúde. No dia 11 de fevereiro de 1917, o médico sanitarista faleceu aos 44 anos.